Recentemente, foi efectuado um protocolo entre o Município de Paredes de Coura e a Future Fuels, empresa sedeada na freguesia limiana de Arca, para recolha de óleos alimentares usados nos estabelecimentos de ensino, centros de dia e juntas de freguesia de Paredes de Coura.
Segundo dados recentes, um litro de óleo usado pode poluir até dois milhões de litros de água, o que é realmente assustador a nível ambiental. De ora em diante, os courenses poderão contribuir para o fim dessa poluição dos solos e das águas, com o depósito de óleos alimentares usados em bidões adequados. Este procedimento protege o ambiente do efeito poluidor dos óleos alimentares, que geralmente são despejados nos esgotos. Os líquidos depois de recolhidos pela empresa responsável serão submetidos ao tratamento necessário (filtragem e centrifugação), e posteriormente, encaminhados para as unidades licenciadas para produção de biodisel (gasóleo verde, não poluente).
Nas freguesias de Bico, Cristelo e Vascões, os depósitos encontram-se instalados nos respectivos Centros de Dia, o mesmo sucedendo no Centro de Convívio de Cerdeira, na localidade de Cunha.
Em breve serão colocados oleões nos seguintes locais: Centro de Dia de Coura (São Martinho); Centro Social de Cossourado; antiga escola primária de Ferreira (Organismo Utilitário de Solidariedade e Apoio Mútuo–OUSAM); Sede da Junta de Freguesia de Formariz; antiga escola primária de Infesta; jardim-de-infância de Insalde; sede da Junta de Freguesia de Rubiães (instalações do OUSAM); e na sede do concelho, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários.
Por um futuro melhor, com menos poluição e mais ambiente, apela-se à participação de todos neste programa de reciclagem!
De Anónimo a 6 de Fevereiro de 2009 às 13:22
Mais uma vez os meus parabens à Câmara Municipal por esta iniciativa.Agora à que fazer uma boa campanha para as pessoas aderirem.
De v a 9 de Fevereiro de 2009 às 14:04
Não encontro esta empresa na "lista de operadores de gestão de resíduos não urbanos" como autorizada no mercado para efectuar estas operações de gestão de residuos...digam-me onde está...
Edu
Bom apelo á reciclagem; Paredes de Coura tem de estar bela e flamante para seus eventos. E ser o paraíso na terra que todos desejamos encontrar.
Bom artigo e boas fotografias!
beijos,
maria luísa
De
David a 2 de Maio de 2009 às 17:23
a recolha de óleos alimentares, é um processo muito importante, não só pelo aproveitamento dos oleos para biodisel, como reduz os residuos que são lançados mas linhas de esgotos, abertura de unidades é um passo importante, como abertura da Pentanatura, embora localizada na Maia, veio trazer a possibilidade de tratar as gorduras ( provenientes de caixas de retenção e separadores) o seu tratamento a metade do custo, que tem sido praticado, já que já não há necessidade de levar para tratamento os residuos para Lisboa, com abertura da nova unidade de recepção e tratamento no Norte
De Anónimo a 12 de Dezembro de 2009 às 21:22
por acaso conheço uma empresa que recolhe, o oleo na escola que frequento, e pelos vistos tem sido bom.
Comentar artigo