Paredes de Coura: Milhares de visitantes revivem tradições antigas
Paredes de Coura, terra rica em paisagens e tradições, vai revivê-las em mais uma edição da Feira Mostra, que se realiza esta semana e promete atrair milhares de turistas e visitantes.
Os melhores produtos confeccionados à moda antiga vão ser servidos durante o certame, cujo programa ao som das concertinas e dos cantares ao desafio, dos bombos e dos arraiais, dá por garantida a animação.
A primeira edição da feira surgiu com um serviço da autarquia, denominado ‘Educação de Adultos’ - uma formação que culminou com a organização e realização da primeiríssima Feira.
Foi precisamente no âmbito dessa formação que se realizou o primeiro certame - cujo êxito junto da comunidade foi tal que acabou por ter continuidade nos anos seguintes, vingando enquanto meio de atracção turística e adquirindo, actualmente, os contornos da tradição.
Mas desde a primeira hora, houve sempre uma preocupação em todas as edições: “promover os produtos da terra”, diz António Esteves, vereador da Câmara Municipal de Paredes de Coura, sublinhando que “essa continua, ainda hoje, a ser a grande finalidade da Feira”.
No fundo, a Feira Mostra é, também, “uma forma de reviver aquilo que sempre caracterizou Paredes de Coura e as suas gentes, demonstrando a sua forte ligação ao mundo agrícola”, resumiu o responsável.
Paredes de Coura sempre foi vulgarmente conhecida em território minhoto, como ‘o celeiro do Minho’ - tal era a sua forte ligação à agricultura, destacando-se, sobremaneira, no cultivo do milho.
“Infelizmente, hoje, a agricultura está praticamente desactivada”, apontou o vereador.
Para contrariar a desertificação nasceu a Feira Mostra, com o ímpeto de regressar ao passado e recuperar as tradições courenses, gastronómicas e artesanais.
Centro Interpretativo promove paisagem courense
O Centro de Estudo e Interpretação Ambiental (CEIA), no Lugar de Chã de Lamas, em Vascões, Paredes de Coura - que está integrado na Paisagem Protegida - é um dos grandes investimentos realçados por António Esteves, vereador da autarquia courense, considerando-o um óptimo ‘laboratório’ para experiências e visitas de estudo.
“O projecto passou pela recuperação da antiga escola da freguesia, albergando agora uma cantina e refeitório para receber excursões”, salientou o responsável.
Mas o projecto recuperou, também, a ‘residência do professor’, disponibilizando camaratas com capacidade para 40 utentes, além de seis camas singulares.
Ao lado destas duas valências, foi erguido um edifício de raiz, com um laboratório para experiências e um auditório para 50 pessoas.
O cavalo de raça garrana e as matas de carvalho são as grandes espécies a preservar na área do CEIA.
Mas António Esteves destaca, ainda, o Museu Regional de Paredes de Coura - caracterizando-o como “um testemunho dos antepassados destas terras”.
Feira Mostra serve à mesa melhores produtos de Coura
As concertinas, os ritmos do folclore, os jogos tradicionais e os arraiais vão animar no próximo fim-de-semana a Feira Mostra de Paredes de Coura, que oferece aos visitantes os melhores produtos regionais.
Os ‘biscoitos de milho’, a ‘broa de milho’, o ‘bolo do tacho’ e, ainda, os licores e compotas são os produtos de excelência desta Feira Mostra, confeccionados ‘à moda antiga’.
E porque a autarquia de Paredes de Coura quer aproveitar todas as potencialidades que possam divulgar e promover, ainda mais, o concelho, está já em curso, por exemplo, a certificação dos ‘biscoitos de milho’.
“Estamos neste momento a tentar certificar este produto como produto local, com tradição enraizada aqui desde há muito tempo”, avançou António Esteves, vereador na câmara courense.
Mas a Feira Mostra dá, também, a possibilidade ao público visitante de conhecer outras iguarias gastronómicas, convidando a sentar e a degustar pratos servidos ‘à moda antiga’ tais como ‘arroz de feijão com pataniscas de bacalhau’, ‘cabidela’, ‘bolos de bacalhau’, ‘fumeiro’ ou ‘filhoses’.
Receitas ancestrais, que outrora faziam parte do quotidiano da população courense, que vão ser confeccionadas ‘na hora’, respeitando os costumes mais antigos.
Festa Rija
A Feira Mostra, organizada pela associação ‘Mostracoura’, em parceria com a autarquia de Paredes de Coura, recebeu este ano um orçamento de 53 mil euros.
No total serão 73 os stands dispersos pelo recinto do certame que vai estar montado no Largo Hintze Ribeiro e serão as associações de Parada, Padornelo, Vila, Lamamá, Ferreira e Mozelos, além dos restaurantes ‘Formariz’ e ‘Insalde’ que irão servir à mesa as melhores iguarias courenses.
A abertura da feira inicia na próxima sexta-feira com uma arruada de bombos, às 17.00 horas.
O evento tem programado para o sábado um ‘Convívio de Pesca na Praia Fluvial do Taboão’, que será dedicado à pesca desportiva no rio Coura, a partir das 08.00 horas.
Para o último dia da Feira, domingo, está prevista uma ‘Corrida de Carrinhos de Rolamentos’ na Avenida de Cenon, enquanto à tarde há o concurso ‘Milho uma Tradição Gastronómica’, realizando-se um ‘Encontro de Folclore’ às 17.00 horas.
in: Jornal "Correio do Minho" edição de 09/06/2009