Amigos, bombeiros e bombeiras, companheiros que com ele frequentaram recentemente o curso para comandantes, colegas de direcção e dos restantes órgãos sociais da Associação Humanitária, autoridades locais e regionais, colegas de trabalho, família, seus três filhos, esposa e sua mãe… ninguém quis faltar à cerimónia de promoção e tomada de posse de Manuel Cândido Carvalho Gonçalves Pereira, o conhecido Cândido Toti, como Comandante do Corpo de Bombeiros de Paredes de Coura.
A data de tomada de posse foi escolhida de propósito, ou não se comemorasse nesse 5 de Novembro 50 anos da inauguração do pronto-socorro, primeira viatura motorizada ao serviço dos Bombeiros, marcante dada a sua polivalência até na história concelhia.
Vimos, no momento de promoção e imposição de insígnias, os seus dois filhos bombeiros a colocarem-lhe os galões, a esposa a vestir-lhe o casaco da farda de comandante, o filho mais novo a colocar-lhe o boné, e o presidente da Câmara a fixar-lhe o crachá da Associação Humanitária na lapela.
Belo, extremamente significante, o seu gesto de apresentar continência, pela primeira vez, como Comandante, a sua mãe, D. Mia, antes da assinatura do auto de posse.
Bastante expressivo também foi o acto de entrega da formatura por parte do segundo Comandante, José Manuel Braga, que desde 2005 assumiu com honra e dignidade as funções de Comandante interino. No final dessa transmissão, Manuel Cândido cumprimentou todos os bombeiros individualmente. Como o leitor pode deduzir, a emoção marcou esta cerimónia, ou não fosse Cândido Toti uma pessoa estimada no meio courense, e não foram poucos os elogios e os apoios. Pereira Júnior, com voz embargada, não conteve as lágrimas quando encerrou o período de intervenções e se referiu ao novo Comandante como um irmão. Por seu lado, Barbosa da Silva relembrou que com esta tomada de posse ficam cumpridas todas as promessas que fez em 2007, e salientou o facto de Manuel Cândido ser neto do primeiro comandante e fundador da Associação Humanitária, curiosamente seu homónimo, pois também se chamava Manuel Cândido Gonçalves Pereira. Empenho, capacidade de liderança, conhecedor da orgânica da instituição, quer na parte operacional quer na área administrativas, foram algumas das qualidades de Cândido Gonçalves Pereira destacadas pelo presidente Barbosa da Silva. O novo Comandante também usou da palavra para agradecer a confiança que nele foi depositada, para agradecer também a todos os presentes (e não eram poucos), especialmente à sua família, e tal como disse, quando lhe foi feito o convite para o cargo do comando, ponderou, falou com a família, com a entidade empregadora, e resolveu aceitar, uma vez que nunca esteve desligado da vida de bombeiro, onde chegou anteriormente à categoria de Sub-Chefe. Cândido frisou que apesar das funções de Comandante não serem simples nem ligeiras, também não eram impossíveis, daí a resposta: Presente, quando chamado ao desempenho de tão alto e nobre cargo.
In Jornal Notícias de Coura, 15 de Novembro de 2011. Artigo de Gorete Rodrigues.
. Celebrar o Natal em tempo...
. Festas do Concelho em ban...
. Até um dia, Zé da Marnota...
. Recortes de antanho - XII...
. Cantinhos da Vila de Pare...
. Cantinhos da Vila de Pare...
. Cantinhos da Vila de Pare...
. Recordar - Incêndio do al...
. Cantinhos da Vila de Pare...
. Blogues e Sites de Coura e de Courenses
. ADASPACO
. EPRAMI
. Telure
. Murias
. ZiCatia
. Triko
. Ana Rego
. Associações
. Grupo Etnográfico de Paredes de Coura
. APAETEC
. APEC
. Vessadas
. Juntas de Freguesia
. Junta de Freguesia de Padornelo
. Junta de Freguesia de Vascões
. Junta de Freguesia de Romarigães
. Junta de Freguesia de Castanheira
. Junta de Freguesia de Agualonga
. Junta de Freguesia de Ferreira
. Junta de Freguesia de Rubiães
. Junta de Freguesia de Porreiras
. Restauração / Turismo Rural e de Natureza
. Grupos Musicais
. Hugoband
. Desporto
. Futsal Feminino de Castanheira
. Futsal Popular de Paredes de Coura
. Blogues e Sites de Amigos
. Rendufe, Labrujó e Vilar do Monte