Uma vez mais, associo este blog às comemorações dos 75 anos do Sporting clube Courense. Desta feita, transcrevo um texto que recolhi do livro editado aquando as festas do concelho de 1984. Apesar de ser um breve texto, podemos mesmo assim compreender melhor a história do S. C. Courense:
"Sporting Clube Courense
Em Junho de 1932, um grupo de jovens courenses, galvanizados pelo entusiasmo da época, pelo britânico Foot Ball, reuniu, trocou impressões e resolveu fundar um CLUBE para a prática desse desporto que começava a alastrar e que hoje, passados mais de 50 anos, é considerado o desporto rei ou desporto das multidões.
Várias dificuldades surgiram. Primeiro na escolha do nome a dar à nova colectividade. Já naquele tempo haviam adeptos fervorosos do F. C. do Porto, do Benfica e do Sporting, de forma que o nome a escolher não deveria ficar partidarizado, para evitar descontentamentos no seio dos fundadores.
Chegaram à conclusão que o nome indicado seria SPORT CLUBE COURENSE. Entretanto dois dos fundadores tomaram a seu cargo o desenho para a feitura de um carimbo. Porque fossem dos que pretendiam Sporting, aproveitaram a oportunidade e o carimbo surgiu com o mesmo nome. Um novo carimbo implicava dinheiro e na altura era difícil, de forma que o carimbo começou a ser utilizado, e o nome vingou, embora sem quaisquer filiações.
Depois veio a dificuldade de adquirir recinto para a prática do futebol. Não havia uma zona plana com a área mínima necessária.
Sobranceiro ao “Novo Cemitério, no lugar do TESTO, existia um monte, única hipótese de ser aproveitado para o efeito. A Junta de Freguesia de então, cedeu o referido monte e depois de muito trabalho em escavações e aterros, surgiu o então denominado Campo do Testo, com área muito limitada e que ao longo dos anos foi sofrendo alterações de alargamento e disposição do rectângulo de jogo.
Não foi fácil fazer dali um campo de futebol, dado que o terreno além de muito acidentado, tinha pedregulho e até pedreiras de granito, mas a vontade firme desses jovens, conseguiu os seus objectivos.
A terceira dificuldade foi equipamento, não só para o Campo (balizas e vedações), como para os atletas (camisolas, meias, calções e chuteiras).
Com madeira oferecida e trabalho gratuito surgiram as primeiras balizas e os equipamentos foram adquiridos pelos próprios atletas.
E assim, começou a sua actividade desportiva o nosso Sporting Clube Courense, o clube mais representativo do Concelho de Paredes de Coura.
Ao longo dos anos e até 1972 foram efectuados centenas de jogos particulares e atletas de grande craveira foram aparecendo, alguns com categoria para jogarem em clube de primeiro plano.
Por volta de 1946, foi colocado na secção de Finanças um cidadão algarvio de nome VARGAS. Homem conhecedor de futebol, técnica e tacticamente, foi logo aproveitado para treinador do Courense e a sua actuação marcou uma época na história do Clube. Passados quase 40 anos, ainda hoje se fala com admiração, no “Courense do tempo do Vargas”. Nessa altura, o Sporting Clube Courense tinha uma equipa poderosa técnica e fisicamente a ponto de ser temida por todas as equipas do distrito. Os resultados obtidos são disso testemunha. Foi curta a estadia entre nós deste famoso treinador, no entanto ficaram os frutos e o entusiasmo. O Courense continuou representando dignamente o nosso concelho.
Em 1972, mais alguns melhoramentos no Campo do Testo: construção de balneário e vedação do rectângulo de jogo com tubagem, além de um pequeno alargamento, e a inscrição do Clube na Associação de Futebol do Distrito de Viana do Castelo. Começou o Courense em actividade oficial, disputando o Campeonato Regional da 1. ª Divisão.
A direcção eleita em 1974 deu os primeiros passos para a construção de uma sede social onde os sócios e família pudessem conviver e se divertir.
No entanto, no ano seguinte, aquando do sorteio em Viana, para o campeonato, os clubes vetaram o Campo do Testo por falta de medidas mínimas e condições para a prática de futebol oficial. As derrotas que aqui sofriam, serviam-lhes de base de apoio.
A pedido dos elementos courenses presentes e com a ajuda da representação do Neves, o Campo do Courense foi aceite, mas apenas para esta época. Esta tomada de posição dos Clubes do distrito foi muito benéfica e despertou no Courense a necessidade da construção do novo campo.
O Courense deixou para 2. º plano a construção da Sede Social e debruçou-se totalmente para a construção de um Campo que satisfizesse as condições mínimas exigidas pelas leis do futebol.
Mais uma vez surgiram mil dificuldades já que o terreno teria que ser adquirido pelo Clube, e este não possuía quaisquer fundos.
No entanto, e com a facilidade dos proprietários dos terrenos, a construção do Campo foi começada e acabada. Os terrenos foram todos pagos além de todo o material utiizado e operários construtores.
Em 9 de Junho de 1977 e com grande pompa, o Sporting Clube Courense inaugurava o seu novo Campo, mais tarde e em Assembleia-geral, denominado Campo de Jogos do Sporting Clube Courense.
Na inauguração realizaram-se dois memoráveis encontros. O primeiro entre o Courense e o principal Clube de Tuy (Espanha). Ganhámos 3-0.
O segundo entre os Juniores do Sporting Clube de Braga e do Futebol Clube do Porto, finalistas do Campeonato Nacional da categoria, encontro ganho pelo segundo.
A partir desta altura, o Courense inscreveu oficialmente a primeira equipa de Juniores, que teve um comportamento digno de registo.
O Campo agora inaugurado, já com iluminação para treinos, sofreu posteriormente obras para a construção dos muros de suporte e vedações, sendo considerado um dos melhores recintos desportivos do distrito.
Em 1982 foi construída ao topo sul, uma bancada que muito o veio beneficiar e estão projectados e em fase de construção próxima, os novos balneários no lado poente, além de em data futura estar prevista a construção sobre os mesmos, de uma segunda bancada.
Colmatada a lacuna do Campo, voltou novamente a necessidade da construção da Sede Social e em terreno cedido pela Câmara Municipal, no Largo de 5 de Outubro, ela lá está à espera de oportunidade para receber os acabamentos interiores já que exteriormente, com a ajuda da Câmara Municipal, está praticamente pronta.
A Direcção de 1982 festejou condignamente e com várias cerimónias o 50.º aniversário da fundação do S. C. Courense, sendo cunhada uma medalha comemorativa e condecorados os sócios e atletas fundadores sobreviventes, além de serem recordados os falecidos.
Em 1983 foi inaugurada a iluminação definitiva no Campo de Jogos, com a possibilidade de ali se poderem efectuar encontros nocturnos. Mais uma vez, e aqui, devemos recordar que é à Câmara Municipal que se deve este importante melhoramento.
Actualmente o Courense tem secções de Futebol sénior, júnior, juvenil, Voleibol, Basquete e Andebol.
Hoje, passados 52 anos da fundação, os Courenses podem orgulhar-se de possuírem um Clube com importante património, talvez o mais importante do distrito.
Nesta pequena resenha histórica do Sporting Clube Courense, houve intenção de serem omitidos nomes, porque o Clube foi fundado, continuado e engrandecido pelos Courenses.
Os Courenses, por certo, quererão o seu FUTURO.
Assim o pensarão os seus 220 sócios e inúmeros simpatizantes.
P’RA FRENTE POIS."