Uma vez mais, divulgamos imagens de uma actividade cultural que aconteceu no nosso concelho. É um voluntariado que gostamos de fazer, embora nos entristeça por vezes, a falta de respeito com que algumas pessoas “retiram” dados e fotos deste blogue. Não esperamos vassalagens, apenas referência à fonte de conhecimento!
Desabafos à parte, assinalamos que no passado dia 11 de Outubro, no Museu Regional, a Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Mozelos organizou uma Desfolhada Tradicional.
Momentos antes, um carro de bois carregado de milheiro, percorreu algumas ruas da Vila, sendo seguido por várias pessoas trajadas a rigor, que depois da chegada à eira do Museu, deram início aos trabalhos da desfolhada.
*
*
Descarregado o milheiro, iniciou-se a separação das espigas e da palha e a desfolhada, sendo as primeiras recolhidas em cestos e transportadas para o espigueiro, e a palha agrupada em molhinhos para no final construir a “meda”.
*
*
*
Escusado será dizer que a animação foi uma constante, pela presença de tocadores de concertina, e sempre que se achava um espiga rainha (de grãos vermelhos).
Destacamos também os petiscos que foram servidos no final dos trabalhos, onde não faltou a broa de milho, o bolo do tacho, os biscoitos de milho, o café da picha (utensílio de barro) e o bom vinho verde da região.
De Joachim Pedro Borges a 21 de Outubro de 2008 às 15:27
Boa Tarde
Eu vivo em França e quando vo a Portugal tenho mais o habito de ir para zona de Monçao ( e aldeia de cortes ). Eu nao poço dizer que conheço muito a regiao de Paredes de Coura, mais fico com vontade de puder ir as actividades locais e puder apreciar as actividades devenvolvidas para a vila.
A visita regular de esse blog faz que a Nostalgia da terra lusa se faz bem presente, bem sentir.
So posso felicitar os actionistas desse blog pelo o trabalho e horas envolvidas para o estabelecer. So espero que essas pessoas tentem preceber a mihna posiçao e as mihna palavras. Sobretudo nunca parem com esse blog, vector dum vento luso muito apreciado.
Um abraço
Obrigado pelas palavras de apoio. Tenho dito várias vezes que faço este trabalho de recolha, pesquisa e informação, a pensar também nos portugueses que se encontram distantes da sua terra natal...
Forte abraço
Pois é, Eduardo. Isto de ter uma "janela aberta para o mundo" tem destas coisas. É que a janela aberta tanto dá para entrar como para sair. E muitas vezes as pessoas entram sem pedir licença e ainda levam alguma recordação de nossa casa...
Mas não desanimes, que isto é mesmo assim.
Eduardo Bastos
De Joachim Pedro Borges a 22 de Outubro de 2008 às 17:10
Boa Tarde Eduardo
Fiquei um pouco admirativo pelo o seu comentario. Podes vocé fazer em algumas lignas uma explicaçao clara do seu comentario " E muitas vezes as pessoas entram sem pedir licença e ainda levam alguma recordação de nossa casa..."
Saudaçoes
Bom dia Caro Joachim
O meu comentário visava apenas o desabafo do Eduardo Daniel Cerqueira, logo no início do post, quando se queixa das pessoas que retiram dados do blog sem referenciar a fonte.
Não me referi ao seu comentário, que subscrevo.
Eduardo Bastos
De Joachim Pedro Borges a 23 de Outubro de 2008 às 09:56
OK
Obrigado pelo a sua resposta
Saudaçoes
É como os "ratoneiros" que roubam o milho dos espigueiros, depois de cortado e desfolhado, dá menos trabalho ;)
Forte abraço Eduardo, e continua tu também com o teu trabalho no ciber-espaço
De
MPS a 5 de Novembro de 2008 às 19:50
Foi um prazer entrar nesta sua página, mormente neste artigo da desfolhada e nas fotografias da aba lateral. Aquelas do linho trouxeram-me lembranças ternas!
Eu sou transmontana e colaboro na página da minha alderia, dinamizada por um grupo de naturais, amigos entre si. Se tem interesse por estas coisas, poderá visitar-nos em:
rebordainhos.blogspot.com
Obrigada pela sua visita ao meu cantinho
Em breve publicarei mais artigos relacionados com o tema: Dar Vida às Tradições.
Obrigado pela visita
Comentar artigo