CAUTELA NOS ENCONTROS DE FAMÍLIA, RECOMENDAM BISPOS
Depois de uma leitura breve à nota pastoral emanada do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa, no passado dia 09 de dezembro, intitulada “Celebrar o Natal em tempo de pandemia”, não foi para nós surpresa o seu conteúdo, uma vez que vem reforçar aquilo que sempre foi dito desde a reabertura dos locais de culto, mormente o não baixar de braços, o descuido por assim dizer, na observância das regras sanitárias.
Obviamente, este ano será diferente, mas já ouvimos por aí dizer, pasme-se, que este ano não haverá Natal. Quanta descrença, quanta ignorância, o Natal será comemorado de forma mais íntima, mais familiar, na sua verdadeira essência, numa redescoberta. Mas tal como indicam os bispos portugueses, os encontros familiares e a alegria das festas natalícias, terão de ser acompanhados de todas as cautelas, a fim de não haver um aumento exponencial de contágios, e a satisfação não dê lugar ao sofrimento e ao luto.
O anúncio feito recentemente pelo (será reavaliado no próximo dia 18) é auspicioso porque permite as celebrações em assembleia não apenas nas manhãs dos dias de Natal, do Domingo da Sagrada Família (27 de dezembro) e da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (1 de janeiro), mas também na véspera desses dias festivos e na tarde dos dias de Natal e de Ano Novo.
Também lemos a nota do Administrador Diocesano, Monsenhor Sebastião Pires Ferreira, intitulada:” Quatro adventos num só natal: mensagem de natal”, onde reflete sobre uma secularização, uma relativização do tempo precedente ao natal, onde não basta compor o presépio e enfeitar um pinheirinho. Vamos diretos ao assunto, que católicos somos nós que andamos por todo o lado, com todos os cuidados sanitários claro, mas não participamos nas celebrações dominicais desde a reabertura dos templos? E não estamos a falar dos fiéis pertencentes às chamadas «situações de risco», esses até tem aparecido… E onde estão os amiguinhos de Jesus, onde estão os mais petizes? Por acaso não vão à escola? A Igreja tem sido exemplar no cumprimento de todas as normas. Preparemo-nos, pois, devidamente, para viver o Natal.
Monsenhor Sebastião também lembra que estamos com a Sé Episcopal vaga, e que roga e reza pelo envio de um novo bispo, que trará à diocese de Viana do Castelo a alegria, a luz e o calor natalício da lareira.
Como era expectável este ano, em coerência com todas as posturas desde o início do combate à pandemia, a prática tradicional de dar a imagem do Menino a beijar não será realizada, aconselhando-se a substituição desse gesto de veneração afetuosa por qualquer outro que não implique contacto físico e previna aglomerações.
Porque não trocar o consumismo exacerbado, por atos de caridade e oração, pelo verdadeiro amor ao próximo? E já agora, não publicitados. Assim será Natal.
Boas festas, do fundo do coração, para todos os leitores do NC.
in Jornal Notícias de Coura, 15 de Dezembro de 2020
. Celebrar o Natal em tempo...
. Festas do Concelho em ban...
. Até um dia, Zé da Marnota...
. Recortes de antanho - XII...
. Cantinhos da Vila de Pare...
. Cantinhos da Vila de Pare...
. Cantinhos da Vila de Pare...
. Recordar - Incêndio do al...
. Cantinhos da Vila de Pare...
. Blogues e Sites de Coura e de Courenses
. ADASPACO
. EPRAMI
. Telure
. Murias
. ZiCatia
. Triko
. Ana Rego
. Associações
. Grupo Etnográfico de Paredes de Coura
. APAETEC
. APEC
. Vessadas
. Juntas de Freguesia
. Junta de Freguesia de Padornelo
. Junta de Freguesia de Vascões
. Junta de Freguesia de Romarigães
. Junta de Freguesia de Castanheira
. Junta de Freguesia de Agualonga
. Junta de Freguesia de Ferreira
. Junta de Freguesia de Rubiães
. Junta de Freguesia de Porreiras
. Restauração / Turismo Rural e de Natureza
. Grupos Musicais
. Hugoband
. Desporto
. Futsal Feminino de Castanheira
. Futsal Popular de Paredes de Coura
. Blogues e Sites de Amigos
. Rendufe, Labrujó e Vilar do Monte